Custo ou benefício ? – táxi ou carro ?

Algum tempo atrás, conversando com meu sogro, surgiu um assunto que me deixou curioso e empolgado para transformá-los em número. Há um certo mito em saber oque é mais caro hoje em dia: ter um carro ou andar de táxi ?

Nas últimas duas semanas fiz um estudo para saber o quanto é essa diferença. Esse estudo é restrito aos custos da cidade de Macaé-RJ e considera as seguintes premissas;

720 Km rodado/mês (considerando uma pessoa que trabalha 24 dias e roda uma média de 30 km/dia),R$ 2,78 para gasolina, 6% de depreciação/ano do veículo, custos padrões de licenciamento/IPVA/seguro de acordo com a tabela Detran-RJ, juros de 8,35% no financiamento de 36x sobre o valor integral do automóvel e um custo de R$ 1,38/km para o táxi 1.0 completo,

O carro analisado nesse estudo é um popular 1.0 que consome 12 km/ltr – Completo.

Resultado:

Custo mensal (automóvel): R$ 629,00¹
Custo mensal (Táxi): R$ 990,00
Custo mensal (ônibus): R$ 200,00²

Há uma econômia de 36%, que aplicados à um rendimento médio de 1% pode lhes proporcionar uma troca de carro a cada três anos.

¹Esse custo não considera o valor de amortização do veículo pois entendi ser um investimento e não uma despesa real.
²Com base na renda per capita da cidade, calculei uma média de 6% de desconto em folha para liberação do vale transporte.

Considerações:

Sou extremamente a favor de uma postura mais radical e focada na melhoria das condições do transporte público coletivo, uma vez esse DIREITO assegurado, ninguém precisaria de carro e ao invés de 40 carros circulando teriamos 40 pessoas sentadas dentro de um único ônibus, tente multiplicar isso pela população da sua cidade e veja se o caos do trânsito não acabaria?!

Até breve!

4 Responses to Custo ou benefício ? – táxi ou carro ?

  1. Maysa disse:

    Olá

    Muito bom o texto.

    Difícil é termos um transporte público eficiente… o país não tem essa cultura. Quando as pessoas não vão em pé, ficam horas nos pontos esperando e muitas vezes são ainda assaltados.

    Difícil.

    Abraços

    Maysa

  2. Kanda, isso já foi assunto de conversas no trabalho… mas ainda acho que realmente o ônibus é mais barato, mas temos que levar em consideração a comodidade e flexibilidade do automóvel.

  3. Barbieri disse:

    Grande Kanda,

    Sempre gerando polêmica produtiva e relevante. Acho que discutir esse tema é positivo, principalmente se tivermos a oportunidade de visitar outro país. Como exemplo cito o Canadá, mas especificamente Vancouver ou até Quebec, onde o tranporte realmente funciona. No ponto de ônibus existe uma tabela com todos os trajetos e horários de parada do modal naquele ponto. Visualizar na tabela o horário 18h01min, exatamente neste horário o ônibus irá parar. É incrível. O trabalho de processos logísticos foi perfeito. Essa tabela é divulgada aos moradores, trata-se de um livreto de boa qualidade que anualmente é entregue aos moradores.

    Mas, ainda acho que o Metrô é sempre a melhor alternativa.

    E em relação aos nossos carros, opto pelos hibrídos. Está aí o Toyota Prius, sucesso de vendas. Aqui, a expectativa é que temos que desembolsar R$55.000,00 em um “carrinho” com pequena autonomia e que uma pessoa com mais de 1m70cm ficará encostada no carona e apertada.

    Macaé é uma cidade que tem isso como ponto crítico para as empresas contratantes de mã-de-obra. Alguns funcionários utilizam 4 modais e os valores inter-municipais não são nada acessíveis, tornando algumas contratações inviáveis.

    Enfim, discutir e cobrar dos políticos eleitos em Macaé e da Direção do Centro Universitário um ônibus que pegue os alunos em pontos estratégicos da cidade tem que partir dos alunos, não por motim, mas por argumentos baseados em indicadores.

    Parabéns pela iniciativa!

    Abraços,

    Barbieri.

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