Exame 133 da OAB reprova 84,1% dos bacharéis

vi essa noticia na página da UOL enquanto fazia minha viagem virtual matinal, assim que li a matéria fiquei me perguntando oque essa prova tem de tão “assombroso”  ?, será que os bacharéis não tem nenhuma capacidade ?,  sei o peso do nome da OAB no brasil e concordo plenamente com essa postura, de carrasco, adotada em suas provas para recebimento da carteira de advogados. Ao todo foram 17,871 inscritos, agora imaginem quantas pessoas se inscrevem por que papai tem dinheiro ou acha que advogar é maneiro ou está na moda ? é cumulo pensar que o país das grandes idéias ainda tenham pessoas que pensam assim do futuro, não faço direito mas sei de sua importância bem como qualquer outra profissão. Vale a pena pensar no futuro e deixarmos de ser imediatistas, sei que é dificil pois em qualquer lugar que for trabalhar, até na familia, a frase da moda é “quero isso tudo pra ontem”. Se planeje melhor!!!

 Lista de aprovados na prova da OAB e informações sobre o próximo exame (134) estão no link abaixo

 http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5964.jhtm

Anúncios

5 Responses to Exame 133 da OAB reprova 84,1% dos bacharéis

  1. E ai Kanda, vamos atualizar o blog, bola pra frente . Abraço.

  2. Raphael Coitinho disse:

    A máfia dos cursinhos está por trás da OAB faz tempo… e os Administradores que abram o olho… querem colocar exame de proeficiencia para o redistro do CRA…

  3. jacqueline disse:

    olha, eu não sei quem escreveu o acima, mas esta pessoa ou é mal informada, ou não tem nenhuma noção de nada.
    Sou bacharel em Direito e já prestei 2 exames, infelizmente, ainda não passei, por inúmeras razões: 1 vez não havia estudado o suficiente, faltando-me apenas 6 questões para passar, e no exame 133, que foi diferenciado e realmente abordou leis atuais como a Lei de falências no processo penal e a Lei 11.441/07.
    Na verdade, quando saímos de uma faculdade temos em nossa bagagem a teoria e nenhuma prática. então, vejamos: ISSO É EM TODAS AS PROFISSÕES! e no entanto, não se requer um exame para um profissinal da engenharia civil ou ao médico, por exemplo!.
    Então temos que: prédios caem, o buraco do metrô desmorona, e muitas pessoas morrem numa mesa de cirurgia.
    Não podemos ser tão tapados ao ponto de achar que apenas os estudantes de direito não estudam corretamente e portanto, o exame da OAB torne-se um monstro.
    temos que de uma certa forma, este exame tria os maus profissionais “em termos”, por outro lado, temos os antigos advogados que estão na ativa e que nem sabem que o novo código civil está em vigor (desculpe-me a piada). Deveria também, haver um exame para estes, para que não olhasse de seu pedestal diminuindo os que ainda não passaram. Desculpe a minha opinião aos que achem o contrário.

  4. Que houve? O nível dos estudantes (e, claro, do ensino) anda muito baixo? Ou era a prova que estava em elevadíssimo grau de exigência?

  5. Walter D. Santos disse:

    Boa tarde a todos. Sou formada em Adm Empresas desde 1987, em 89 prestei concurso público para essa função no Estado de São Paulo, fui aprovado e classificado em 1º lugar, escolhi vaga por isso, e estou até hoje na função. Depois cursei a faculdade de Ciências Contábeis e por último, em 2003, concluí a Faculdade de Direito, mas já sabia que não ia poder exercer advocacia, pois cumpro jornada de 40 horas semanais no Estado.A respeito do exame da OAB sou da opinião que o mesmo é desnecesário, pois não mostra a competência de nenhum bacharel, a competência de todos profissionais é demonstrada no dia-a-dia em que desenvolve seu trabalho visando sempre o melhor para si, para a empresa e principalmente para a sociedade tomadora do seu trabalho, é esse ciclo que nos faz ser cada vez melhor, cada vez mais profissionais competentes. Tenho colegas que cursaram a faculdade de Direito e passaram no exame de Ordem, mas nunca conseguiram exercer, não conseguiram se desenvolver na carreira, trabalham como caixas de bancos, tenho até um que é frentista de posto de combustíveis, por outro lado, outros colegas que não conseguiram aprovação no exame de Ordem não podem exercer por não ter o dito registro, mas são extremamante competentes e conhecedores do direito, mas não conseguem aprovação no exame. Eu por exemplo, prestei uma vez, fui aprovado na primeira fase mas não consegui na segunda, e pergunto: porque a segunda fase? Quantas provas fazemos nos cinco anos de curso? E trabalhos extracurriculares? E participações em eventos? mas se fosse aprovado não podia exercer. Será que a cúpula da OAB já presenciou a prova da segunda fase do exame? Os candidatos vão para a prova levando duas ou tres malas de viagem carregadas de livros, doutrinas, Leis, e outros subsídios para pesquisa durante a prova, isso pra mim é ridículo, pais e irmaos de candidatos têm que ajudar a carregar a bagagem até a sala onde vão prestar a prova, isso não é normal partindo-se do princípio de que os profissionais de qualquer área de atuação nunca estão sozinhos no desempenho de suas funções, estão sempre buscando informações com outros profissionais, na mídia, internet e tantas outras fontes que fica difícil enumara aqui, trabalhando sempre em equipe, é o mais correto. Partindo-se desse príncipio eu entendo que o exame de Ordem é desnecessário, mas como disse a colega aí de cima, a Jacqueline, oque seria desses incontáveis cursinhos que prometem, prometem e prometem. Quem são os donos desses cursinhos? Eu acho que a OAB do Brasil deveria colocar ordem na casa, já que é uma respeitável e competente Ordem, e acabar com o Monstruoso EXAME DE ORDEM, digo novamente, que não mostra a competência de nenhum Bacharel, oque mostra essa competência é desempenho da profissão. Dê uma chance e acho que a OAB do Brasil não se arrependerá, mas para dar essa chance temos que esquecer quem são os donos de cursinhos preparatórios, deixem eles prepararem candidatos a concursos públicos, serão mais aproveitados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: