Privatização é o melhor remédio ?!?

    

    estamos vivendo um caos completo na aviação civil do país e acreditavamos, com aquele cenário horrivel de 154 mortes com o acidente da GOL LINHAS AEREAS, que iriamos ter maior estabilidade e segurança mas o presidente fez pose para inglês ver cobrando uma postura imediata da alta administração da infraero, que de longe nem saiu do papel. Minha postura diante dessa situação é, para alguns, um tanto quanto radical pois acredito que a privatização do setor.

Privatização:  é o processo de venda de empresas estatais ou públicas, dentre as quais podem constar prestadoras de serviços essenciais ou empresas classificadas como estratégicas, e instituições públicas, como a previdência social, à iniciativa privada.

        O sistema de empresas de economia mista que administrava a telefonia no Brasil, por intermédio da Telebrás, não atendia a população de maneira adequada. Com a privatização de apenas 19% do total das ações da Telebrás (que formavam seu controle acionário), o governo federal arrecadou 22 bilhões de reais, e o sistema recebeu ainda investimentos da ordem de 135 bilhões de reais dos compradores privados , tornando a telefonia fixa um serviço universalmente acessível nas cidades, embora ainda permaneça deficiente nas áreas rurais, onde sua operação é menos lucrativa.

O número total de telefones fixos no Brasil passou de 16,6 milhões em 1998 para 35 milhões em 2006. Já os telefones celulares deram um salto: passaram de 7,4 milhões para 95 milhões. No caso dos celulares a comparação entre os dois números é mais complexa: deve-se lembrar que, além do “fator privatização”, contribuiu para o grande aumento no número de celulares em operação o extraordinário progresso tecnológico dessa modalidade que nascia, permitindo que os preços internacionais desses aparelhos portáteis se reduzissem acelerada e continuamente desde 1998, o que permitiu que se tornassem acessíveis às classes de renda mais baixas; esse foi um fenômeno mundial.

A privatização da Telebrás pode ser mencionada como sendo uma das privatizações que mais deram certo no Brasil. Minha grande preocupação é a qualidade do serviço, o foco maior das privatizações é o LUCRO , as experiências que temos foi de um crescimento economico mediocre (4,5%) maior qualidade nos serviços prestados.

Anúncios

2 Responses to Privatização é o melhor remédio ?!?

  1. Glauber Freitas disse:

    Sou obrigado a discordar de você. Não considero que privatização seja a solução para os problemas do Brasil. O exemplo citado da provatização das telecomunicações pode ser refutado com os exemplos de não privatização de algumas empresas públicas/sociedades de economia mista: Petrobras, Banco do Brasil, CEF etc. O que quero dizer é que o solução para os problemas do Brasil é a seriedade, a correta administração e o compromisso. Sem isso, mesmo privatizado, não há resultado bom. Devemos lutar para que as empresas públicas e as sociedades de economia mista sejam bem administradas e comprometidas com o objetivo-fim delas. Afirmar que a privatização resolve tudo é minimizar o problema.

    Outro ponto que acho que não cabe muitos comentários é a suspeita de fraudes nas privatizações das teles e da CVRD, por exemplo. Como são só suspeitas (porque o governo na época não autorizou investiagções) e é algo que pode acontecer em qualquer governo talvez não valha discutirmos.

    Abraços!

  2. acordabrasil disse:

    Fala filhão…
    O tema é polêmico porém não discordo. Acredito que chegamos num estágio que fica praticamente impossível não privatizar um setor tão deficiente em recursos. O setor da aviação exige constantes investimenos em infra-estrutura dos aeroportos e melhor qualidade de serviços aos passageiros. Acredito que privatizar parte do setor seja uma saída para a falta de recursos porém o Governo deve manter o controle acionário para evitar crises futuras. Além disso é de extrema importância saber usar os recursos para evitar desperdícios.
    Um abração cara e o blog tá D+…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: